CONHEÇA MELHOR

Minha foto
Meu blog tem como objetivo mostrar a necessidade da ARTE como fonte de beleza e inspiração para vida e a CONSERVAÇÃO E RESTAURO como forma de manter a base histórica desta vida.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

J G Fajardo em: Você tem espírito de iniciativa?

É possível que você não tenha nascido com esse impulso - mas ainda pode adquirí-lo.
O Papa João XXIII disse um dia:"Muitas vezes, durante a noite, entre dormindo e acordado, penso em algum problema sério e chego à conclusão de que preciso perguntar ao Papa o que devo fazer. De repente, acabo de despertar e lembro-me que o Papa sou eu."
Em duas frases o Papa João XXIII marcou a diferença entre as responsabilidades das pessoas que tem de tomar as suas próprias decisões e as das pessoas que seguem na vida as decisões dos outros - ou seja, os que tomam as iniciativas e os que são guiados.
Todos nós queremos ser considerados pessoas de iniciativa própria; é um egoísmo normal e aceitável. Praticamente, todas as figuras de pioneiros que tem iluminado a História são criaturas dotadas de espírito de iniciativa. As pessoas que chegam ao alto em qualquer setor tem iniciativa. Conquistam recompensas, poder, aplausos, admiração. Mas, para isso, que é preciso? Qual o combustível mágico que põe em funcionamento as máquinas interiores?
Uma coisa que distingue o homem de iniciativa, é um desejo de satisfazer-se a si mesmo - seu amor-próprio ou sua consciência. Deseja não só a consideração dos outros, mas também a própria.
Desde que fixe para si mesma o rumo, a pessoa que tenha realmente motivações próprias procede em geral com a mais completa confiança. Quando Charles Lindbergh terminou o primeiro vôo transatlântico, um jornalista de Paris perguntou-lhe:
- O senhor algum dia duvidou de chegar à Europa?
Lindbergh deu uma risadinha e respondeu:
- O senhor imagina que eu partiria se pensasse que iria parar no meio do caminho?

J. G. Fajardo sobre matéria de Seleções do Reader´s Digest
pintor de retratos e afins, professor de pintura

Nenhum comentário:

Postar um comentário